domingo, 29 de março de 2009

Essa tal procrastinação...

Não sei porque, mas de umas duas semanas pra cá meus finais de semana resumem-se a um descanso às tardes de Sábado depois de uma pesada jornada matinal de trabalho até praticamente as 13hrs. Bem, daí eu acordo lá prumas 18, 19, 19:30 já com vontade de fazer porra nenhuma e fico só no pseudo-tédio. Saco algum de fazer nada quando na verdade parece que as tarefas tanto que domésticas quanto as do trabalho se multiplicam...E se multiplicam mesmo porque a cada dia sempre vai surgir algo mais pra se fazer.
Então o lance é arregaçar as mangas e fazer. Parece fácil falar, o dificíl é fazer e quando você já sabe que é aquela tarefa sacal...Ai que saco - Lá vái de novo ter que lavar a pilha de pratos e panelas do almoço. Porque será que ainda nao me acostumei.
Desde 2003 morando sem pai e mãe e até meados de 2008 morando com minha irmã sempre fui bem mais organizado do que (não) estou hoje. Bem foi só o fato de minha irmã ter saído de casa que a bagunça tomou geral. Acho que eu fazia mais as coisas por ma certa competição. Meio que mostrar aos outros que eu era o organizado e limpo da casa e a minha irmã era que bagunçava e deixava tuo fora de ordem. Como bem mainha já fala "A línga fala o cú paga!" estou pagando mesmo porque eu dizia que o dia que eu morasse sozinho sem Mariana a casa viveria numa limpeza e organização só. Quem viu? Até me supreendi com o o nivel de desorgazinação que atingi mais de 3 meses sem dormir na minha cama porque ela estava coberta de coisas que seria impossivel até de dar um sentadinha pa amarrar o cadaço. Final de 2008 chegou e acabei conseguindo, depois de semanas, arrumar tudo pra que em 2009 começasse novamente e estou vendo que está vindo de novo e se eu nao me ajeitar agora talvez fo inal de 2009 seja bem pior do que os três meses sem dormir na minha cama com grossa camada de bagunça que foi coberto nela.
Bem além da tal competição eu descobri (pelo menos eu acho) que sofro de procrastinação. Fui pesquisar e achei coisas legais (legais?Diria curiosas) sobre o distúrbio. Algumas coisas que achei no wikipédia

"Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica."

E é tudo isso que estou passando no momento mesmo. Ah, nessas minhas pesquisas achei um texto massa e resolvi colar aqui. Odeio coisas que auto-ajuda mas espero que se eu ler isso todo dia eu melhore. Vi num site http://www.erhnam.com/

"Como superar a procrastinação, 7 simples passos

Procrastinação: Quase todos nós somos vítimas do “assassino silencioso”. A procrastinação é um mal global. Todos queremos evitar a dor ou o incómodo de fazer algo que sentimos ser maçador, estúpido, injustificado, duro, complicado, arriscado, possivelmente até emocionalmente doloroso etc… perceberam a ideia. Isso é a procrastinação.Mas mesmo que saibamos que temos de o fazer eventualmente e que nós apenas nos estamos a enganar, mesmo assim ainda adiamos uma e outra vez. Frequentemente com desculpas que sabemos serem fracas e muitas das vezes falsas. Entramos num círculo vicioso de fazer pouco ou nada, tanto sobre o que queremos como o que não queremos. Ficamos presos e sem reacção. Estão aqui 7 fórmulas para superar a procrastinação e recuperar o tempo perdido na sua caminhada pela estrada do sucesso.

1. Reconheça que há mais dor em procrastinar do que em fazer o que tem de ser feito.
Se procrastinou muito (como eu) você pôde ter descoberto que:Você procrastina para evitar fazer algo aborrecido, difícil, complicado, estranho, novo, diferente. E procrastina essencialmente para evitar essa dor.Quando já tiver alguma experiência com a procrastinação vai provavelmente perceber que a procrastinação causa muito mais dor do que fazer realmente o que precisa ser feito. Compreender a verdadeira quantidade de dor das suas escolhas fará com que mais facilmente supere a procrastinação.

2. Force-se a fazer o que precisa ser feito antes da urgência surgir…
…a sua auto-estima irá disparar. Da próxima vez que se sentir tentado a procrastinar lembre-se, foi você que se forçou, mas que se sentiu melhor quando deu por terminada a tarefa. Lembre-se da fantástica recompensa que teve quando terminou. Quando se sentir tentado lembre-se disto de forma a seguir em frente.
3. Crie um fluxo
Em vez de não fazer nada, comece a fazer qualquer coisa. Limpe a sua secretária, remova o lixo, lave os pratos. Basta executar um conjunto de pequenas e simples tarefas para criar um fluxo positivo, “momentum”. Quando está num fluxo que o faz mover, começar o que tem realmente de fazer será muito mais fácil. Limpar também pode ajuda-lo a sentir-se mais motivado. Um ambiente de trabalho desarrumado parece reforçar frequentemente a procrastinação.

4. Adquira alguma alavancagem
Às vezes nós procrastinamos nas coisas que não são maçadoras, no trabalho ou na escola. Talvez esteja aprisionado, não sendo capaz de dar um passo em frente com medo de alguma dor pessoal profunda. Se está a pensar em mudar de emprego, carreira ou em dar o próximo passo num relacionamento, está provavelmente focado nas coisas que podem correr mal. Tente em vez disso criar alguma alavancagem que o impulsione ou empurre para a frente.
Como? Agarre numa caneta e num pedaço de papel. Aponte todas as coisas que se lembre que irá deixar de ter (não só agora, mas também no futuro) caso não dê esse passo AGORA. Procure dentro de si e sinta a dor que irá ter não só agora mas nos próximos anos quando pensar que a mudança esteve nas suas mãos e que bastaria um simples passo.
Escreva depois todas as coisas positivas e maravilhosas que experimentará se tomar essa decisão, se der um passo em frente na direcção que deseja. Pense sobre elas e escreva todas aquelas coisas que experimentará e sentirá, não apenas nos próximos dias mas num ano, em dois, em cinco anos ou dez. Consiga fazer com que a vara e a cenoura trabalhem a seu favor. E coloque o problema numa perspectiva de tempo mais longo para lhe dar realmente um safanão emocional.

5. Como comer um elefante? Uma dentada de cada vez…
Não olhe para “o todo” do que tem de fazer. Uma das formas mais comuns de procrastinação é quando nos sentimos esmagados pela quantidade de coisas que temos para fazer. Tente separar aquilo que tem de fazer em pequenas tarefas. Escreva-as como uma lista num pedaço de papel. Centre-se apenas sobre a concretização de uma pequena tarefa ou porção dela. Passe depois para a seguinte. Supere uma etapa de cada vez e não pense em descansar. Antes que se aperceba já estará a meio caminho.

6. Mude as suas crenças
Os problemas que o colocaram repetidamente num estado de procrastinação podem desaparecer se mudar a sua visão da realidade. Examine as suas crenças. Pergunte-se se poderia ver as coisas de forma mais benéfica e eficaz para si.Tenha a consciência de que pode escolher a sua opinião sobre si mesmo e sobre o mundo. O passado não é o futuro. Você não tem que limitar a sua opinião baseada em experiências anteriores a menos que queira. Você está aqui agora e pode escolher mudar os seus hábitos.

7. Faça um pequeno negócio consigo mesmo
Pode fazer assim: Prometa a si mesmo que trabalhará em algo por apenas 5 minutos. Depois daqueles 5 minutos pode ir fazer outra coisa qualquer, se quiser. Mas coloque uma nota na sua agenda de quando é que voltará à tarefa e trabalhará outros 5 minutos nela. Como notas de felicidade, não importa quanto desagradável uma tarefa pode parecer, você pode convencer-se frequentemente em trabalhar mais 5 minutos nela.
Escrevi este artigo para ajudar todos os procrastinadores habituados a praticar a procrastinação de forma intensiva. Sendo a procrastinação um dos desafios que me custou mais superar, espero que as minhas dicas o possam ajudar a superar a procrastinação.
Um grande abraço e muito sucesso."

Bem espero amanhã já poder acordar pelo menos com um pouco mais de mudança!Boa semana!

2 comentários:

Paulo Victor Oliveira disse...

Se fossem menos passos eu poderia até seguir, mais 7...

Paulo Victor Oliveira disse...

Errata: mas.